O PlayStation Now terá, efetivamente, uma série de consoles comuns rodando jogos para seus usuários, que estarão à distância aproveitando as maravilhas do sistema de streaming. De acordo com fontes ouvidas pelo Eurogamer, a Sony teria usado video games como o meu e o seu para construir os servidores que permitirão o acesso ao serviço.
De acordo com o site, oito PS3s tiveram seus hardwares modificados e conectados a um gabinete de servidor. Os aparelhos, abertos, foram conectados a uma única placa mãe por motivos de eficiência energética, ventilação e economia de espaço, fatores que são determinantes para um bom funcionamento de qualquer serviço online.
Em seus testes iniciais, porém, a Sony chegou a cogitar ligar unidades convencionais do PlayStation 3 aos servidores. A ideia foi logo descartada quando a empresa percebeu que seu console da geração passada não é exatamente compacto, além de consumir bastante eletricidade e precisar de muito ar fresco para funcionar. A partir daí, os técnicos da empresa buscaram alternativas para aplicar a ideia, mas evitando os problemas.
Outro problema foi encontrado durante a montagem do PlayStation Now. As alterações na arquitetura do console só poderiam ser realizadas até certo ponto, desde que não gerassem problemas de incompatibilidade com a biblioteca do console. Os títulos do PS3 rodam a 30 frames por segundo, com uma latência de comandos na casa dos 100 a 150 ms. Una isso ao lag natural de uma conexão online e à necessidade de compressão de vídeo para mais eficiência de transmissão, além do tráfego de dados pela internet, e você tem um sério problema para lidar.
A Sony não revelou como a situação foi resolvida, mas já garantiu à imprensa e aos usuários que uma conexão de 5 Mbps é suficiente para rodar o PlayStation Now sem problemas. Entre as ideias do Eurogamer para como a empresa se livrou do problema estão o uso de placas de rede de altíssima velocidade, ligações diretas às placas de captura em vez de cabos HDMI, opções alternativas de controle ligados diretamente à placa por meio de fios e versões altamente modificadas do sistema operacional do PlayStation 3.
No momento, o PlayStation Now passa por testes nas instalações da Sony nos Estados Unidos e deve ter um Beta público aberto no final de janeiro. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2014, a começar nos próprios consoles, como o PS4, PS Vita e o próprio PlayStation 3.
A imagem que abre a notícia foi retirada do site Techno Buffalo.