Mesmo com novos clássicos como P.T. e o amor da garotada Slender, os jogadores ainda parecem ter uma certa resistência com jogos de terror totalmente em primeira pessoa. Essa possibilidade, depois do primeiro teaser de Alone in the Dark: Illumination, começou a preocupar os jogadores, mas calma que está tudo bem: o game assume a tradicional perspectiva em terceira pessoa, com a câmera sobre o ombro do personagem.
Com previsão de lançamento para novembro, Illumination foi o tema de uma sessão da Atari realizada a portas fechadas durante a PAX 2014. De acordo com as informações do Joystiq, a mecânica é bem voltada ao estilo shooter e a ideia é que o jogador utilize a classe de personagem que melhor lhe favorecer, combinando tais poderes com o de outros jogadores no modo cooperativo.
De acordo com a desenvolvedora Pure FPS, a ideia é não interromper a ação com cutscenes e vídeos. Todo o enredo será contado por meio de diálogos e através da progressão do jogador, que via encontrando os outros personagens pelo caminho. Na fase mostrada, o neto de Edward Carnby é visto enfrentando demônios em um estaleiro para salvar a Bruxa, que é outra personagem central e também descendente de uma das protagonistas do primeiro game da série.
A luz terá papel importante, com itens como a lanterna e holofotes enfraquecendo os inimigos, ao melhor estilo Alan Wake. O poder da nova geração aparece nos cenários em transformação. O protagonista, por exemplo, pode usar o lança-chamas para botar fogo em elementos diversos e criar pontos iluminados. Tudo será aleatório, incluindo o posicionamento de inimigos, itens e até os caminhos a seguir pelas fases.
Alone in the Dark: Illumination, por enquanto, só foi confirmado para o PC.