Se você é destes que está na dúvida se deve embarcar logo na nova geração ou esperar mais um pouco, a própria Sony tem um bom argumento para te dar. Em resposta à recente publicação do New Game Pocket sobre o assunto (na verdade não), o diretor da Sony Computer Entertainment, Andrew House, disse que as expectativas da empresa é que o PlayStation 4 tenha um ciclo de vida maior que o do PS3.
O console da Sony para a sétima geração foi lançado 2006 no Japão e, oito anos depois, continua na ativa, e ainda com lenha para queimar. Levando em contas as vendas iniciais de sua nova plataforma e a projeção disso para o futuro, a empresa espera algo semelhante para o PS4, mas claro, sabe que deve pensar de forma conservadora. Além disso, House disse que a pluralidade de opções de consoles e jogos, principalmente nas plataformas mobile, significa que a companhia deve intensificar o trabalho no video game, de forma que ele realmente faça diferença.
Justamente por isso, o executivo voltou atrás de uma declaração anterior da Sony e não se mostrou muito confiante de que o PS4 vai ultrapassar o PlayStation 2 em vendas. Segundo ele, na época, a plataforma era praticamente a soberana do mercado, que era bem menor e muito menos pluralizado. Hoje, vender consoles é mais difícil e, com isso, os números podem acabar não sendo os mesmos.
Isso não quer dizer que a empresa vai simplesmente sentar, cruzar os braços e ver o que vai dar. Como parte desse esforço para manter o PS4 como o console mais vendido da geração atual, a Sony tem a PlayStation Plus como um de seus focos. A ideia, de acordo com House, é continuar fortalecendo a infraestrutura online do console, de forma a acomodar com conforto os milhões de jogadores que chegarão a ele, agora que a assinatura é obrigatória para partidas online.
Além disso, a empresa tem a comunidade como foco, adicionando novas funções, e também pretende expandir a oferta de jogos gratuitos, de forma que os usuários enxerguem o pagamento como mais do que uma imposição. Entre as novidades em estudo estariam a entrada prioritária em testes Alpha e Beta, por exemplo, mas nada foi confirmado ainda.
Acima de tudo, a notícia é boa para quem se preocupa com a possibilidade de lançamento de novas versões do aparelho. Como o mercado de jogos flutua rapidamente, a arquitetura do console pode ficar rapidamente defasada e muitos temem que o mesmo método da Nintendo, com o New 3DS, seja aplicada aqui. O fato de que, pelo menos por enquanto, a ideia é que o PS4 seja longevo pode ser uma boa para quem está pensando em esperar para entrar na nova geração e também para quem já fez isso.
Com informações do DualShockers #1 #2.