Se Hideo Kojima parecia não gostar muito das comparações feitas entre Grand Theft Auto V e Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, agora a coisa parece ter ficado ainda pior. Falando ao site Computer and Videogames, ele disse ter se sentido “deprimido” ao observar a qualidade visual do relançamento do game da Rockstar para Xbox One, PlayStation 4 e PC.
Retornando a comentários antigos, ele afirma que a ideia da Kojima Productions em criar um mundo aberto dá a entender que a empresa quer fazer o mesmo que a franquia GTA, o que não é o foco. E, agora, com os visuais impressionantes desse relançamento, as comparações se tornarão ainda maiores e Kojima teme que esse nível altíssimo fixado pela Rockstar possa interferir na maneira com a qual os jogadores vão interagir com a nova história de Snake.
Kojima descreve The Phantom Pain como um jogo de “infiltração livre”, com mundo aberto, e não um sandbox. Ele explica que, em Metal Gear 5, o jogador não será liberto para andar por onde quiser e realizar as missões na ordem que desejar, e sim, terá liberdade para escolher exatamente como vai agir a cada etapa e de que forma abordará cada um dos objetivos encontrados pelo caminho.
Então, que fique claro mais uma vez: apesar da numeração semelhante, Metal Gear Solid V e Grand Theft Auto V não são a mesma coisa, nem nada perto disso. O novo game de Hideo Kojima chega às lojas no ano que vem para PS3, Xbox 360, Xbox One e PlayStation 4.