O fim definitivo dos instrumentos de plástico, para muita gente, foi decretado em fevereiro de 2013, quando a Harmonix anunciou o fim de suporte aos games da série Rock Band por meio de DLCs. Agora relíquia de uma época cujas fortunas foram visadas demais por seus criadores, as baterias, guitarras e tecladinhos estavam fadadas a permanecer no fundo do armário, ou então, nas mãos dos poucos fãs que ainda se dedicarem a elas.
Um último fôlego, porém, surgiu nesta semana quanto a desenvolvedora anunciou que três novos conteúdos extras serão lançados nesta terça-feira (13). São as músicas “R U Mine?”, dos Artic Monkeys, “Shepherd of Fire”, de Avenged Sevenfold, e “Something From Nothing”, do Foo Fighters, que serão liberadas por US$ 2 cada nas redes online.
As faixas são compatíveis com Rock Band 3 e Rock Band Blitz, os títulos mais recentes da franquia. Não se sabe ao certo o que levou a Harmonix a voltar a investir nos DLCs, já que a empresa não elaborou sobre o assunto, afirmando apenas que as músicas seriam disponibilizadas no serviço.
As atualizações semanais eram uma constante para os fãs da série desde 2007, época em que a produtora atualizava os jogos da série semanalmente com novas canções. Em 2013, porém, a empresa encerrou os lançamentos e, no ano passado, afirmou que a Rock Band Network deixaria de receber suporte com atualizações ou manutenção, permanecendo online enquanto os bugs permitissem.
Antes disso, em julho, a Harmonix afirmou que gostaria de reviver Rock Band na nova geração de consoles. Segundo o diretor da produtora, Alex Rigopulos, algumas ideias sobre como esse retorno aconteceria costumam ser assunto nas conversas internas, mas a empresa estaria esperando um momento oportuno para fazer isso. Será que ele está chegando?