Como policiais federais que combatem a corrupção, a Rockstar North anunciou uma série de medidas que estão sendo aplicadas a Grand Theft Auto Online, a porção conectada de GTA5. Como parte de uma série de atualizações que estão sendo realizadas nesta quinta (16), enquanto os servidores encontram-se fora do ar, todo dinheiro obtido por meio de bugs e glitches será removido das contas dos jogadores.
Isso inclui, também, gamers inocentes que possam ter assassinado trapaceitos e roubado suas moedas. A desenvolvedora já avisa que tais usuários não sofrerão nenhum tipo de punição, tendo apenas os fundos removidos de suas contas. Os itens comprados com dinheiro ilegal não serão deletados.
O mesmo, porém, não pode ser dito de quem realmente se aproveita das falhas. De acordo com a Rockstar, uma onda de sanções vai começar a atingir os trapaceiros. As punições vão desde suspensões, com os jogadores sendo capazes de jogar apenas com outros em situação irregular, até banimentos completos. Tudo depende da visão da empresa e, claro, do tamanho do dano que tenha sido causado por cada usuário.
A companhia, ainda, pede a ajuda dos fãs no processo de identificar suspeitos. Para fazer isso, basta selecionar o jogador na aba Online do menu de opções e escolher a opção Report para submeter um caso para avaliação. Segundo a Rockstar, isso já vem acontecendo com frequência e o apoio da comunidade tem sido essencial para garantir o bom funcionamento de GTA Online.