Toda boa franquia precisa de um líder, um diretor, produtor ou o que for para guiar seus rumos e manter a qualidade elevada. Em Super Smash Bros., esse “homem forte” é Masahiro Sakurai, o responsável pela criação da ideia de colocar os personagens da Nintendo para dar porrada uns nos outros. Mas, de acordo com ele mesmo, as recentes versões Wii U e 3DS do game podem ter sido suas últimas.
Em entrevista à revista Game Informer, ele disse ainda ser cedo para falar em novos lançamentos do game de luta, mas que eles provavelmente irão acontecer, se não nessa geração, com certeza na próxima. Mas ele acredita que não estará envolvido nas futuras iterações da franquia, e o motivo para isso é o gigantesco stress envolvido nos desenvolvimentos.
Desde Melee, para o GameCube, Sakurai pensa desta maneira. E a cada novo lançamento, o esforço para agradar aos fãs tem sido maior. Daqui em diante, então, a coisa tende a piorar cada vez mais, e ele não deseja mais estar envolvido como o líder do projeto, uma vez que um corte no número de lutadores, por exemplo, jamais seria possível.
Sakurai não chegou a afirmar que o recente Super Smash Bros. é sua obra-prima, mas chegou bem perto disso. Ele se disse bastante satisfeito com o resultado, um game que oferece bem mais valor que o preço cobrado por ele, em termos de lutadores, modos e extras. Por isso mesmo, pode ser difícil para seu sucessor criar algo ainda maior sem perder a qualidade e, acima de tudo, o balanceamento, algo extremamente importante em qualquer jogo de luta.
É uma sinuca de bico, diria ele se falasse português. Ao mesmo tempo em que não quer abandonar sua obra, ele acredita ter criado um monstro que, agora, o está dominando. Sakurai permanece com a vontade de entregar aos jogadores o máximo de si, mas ao mesmo tempo, não sabe exatamente como tudo vai seguir daqui em diante. Temos que esperar para ver o que vai acontecer, ainda não dá para saber.