Enquanto a Sony, como um todo, passa por graves problemas financeiros, a marca PlayStation vai de vento em popa e continua obtendo ótimos números de vendas e faturamento. Por isso, não é de se espantar que o CEO da empresa, Kaz Hirai, esteja empolgado com tudo isso e acredite que o PS4 ultrapassará o PS2 para se tornar o video game mais vendido da história da companhia.
Segundo ele, falando ao Impress Watch (via Eurogamer), os números dos primeiros sete meses de presença nas lojas mostram que o console está em um ótimo caminho. Até agora, foram mais de sete milhões de unidades vendidas em todo o mundo, um sucesso que também se reflete nas vendas de jogos e no mercado digital. A expectativa é que esse número chegue a 17 milhões até o final de março de 2015, uma marca que é considerada bastante ousada, mas quem sabe, possível.
Além disso, Hirai afirma que a mudança no modelo de negócios do console permitiu que a empresa já atingisse um patamar de lucratividade com o aparelho, já tendo recuperado os gastos em seu desenvolvimento e, agora, ganhando dinheiro a cada aparelho vendido. Esse foi outro ponto bastante comentado durante a era do PS3, com o aparelho demorando para gear lucros à empresa devido a seu alto custo de produção.
Ultrapassar o total do PlayStation 2, porém, pode ser um pouco complicado. O aparelho, apesar de já ter sido descontinuado, continua vendendo em todo o mundo e, ao longo de sua história, ultrapassou a marca de 157 milhões de unidades, sendo não apenas o console mais vendido da Sony, mas também o de maior sucesso de todos os tempos.
O único aparelho a se aproximar dessa marca foi o Nintendo DS, portátil que, na soma de todas as suas versões e lançamentos, chegou a 154 milhões e mantem uma segunda colocação bem distante do terceiro, o Game Boy (118 milhões). Será que a Sony está correta em suas expectativas ou verá sua grande mina de ouro se transformar em frustração?