O PlayStation 4 é tão versátil e poderoso que os desenvolvedores de jogos não sabem nem mesmo para onde olhar, querendo abraçar o mundo com as pernas. Essa é a visão do presidente dos estúdios de produção globais da Sony, Shuhei Yoshida, sobre a esmagadora quantidade de jogos atrasados e anúncios para 2015 na plataforma.
Segundo ele, foi essa imensa quantidade de opções que, por exemplo, motivou o atraso de quase um ano no lançamento de Driveclub. O jogo, originalmente, estava previsto para sair em novembro, como um dos títulos de lançamento do PS4, mas agora, chega apenas em outubro. The Order 1886 é outro exemplo, com previsão inicial para o final de 2014 e, agora, chegada marcada só para fevereiro de 2015.
Falando ao Videogamer, Yoshida pediu desculpas aos fãs mas disse que os atrasos são o indício de que coisas boas estão por vir. Segundo o executivo, é tão fácil desenvolver para o PlayStation 4 que as ambições das equipes de desenvolvimento vão lá em cima e, com isso, aumentam as possibilidades e os objetivos que os times desejam alcançar também.
Isso se traduz em funções sociais mais arrojadas, gráficos ultrarrealistas e integração completa entre single player e multiplayer, apenas para citar alguns exemplos. Com as revelações de novidades na E3 2014, Yoshida espera que os usuários entendam a necessidade por um maior tempo de desenvolvimento e saibam que a ideia, sempre, é trazer o melhor game possível aos jogadores.