Você pode nunca ter usado a PlayStation Home, nem ninguém que você conhece, mas a Sony jura que o sistema foi um sucesso. De acordo com um de seus arquitetos principais, Oscar Clark, a plataforma gerou dinheiro para a empresa e foi um hit absurdo, apesar de todo mundo a taxar como um fracasso.

Em entrevista ao site TechRadar, ele lança dados para comprovar suas afirmações. De acordo com ele, foram 38 milhões de downloads e 19 milhões de usuários ativos. A rede, em seu ápice, chegou a contar com 3 milhões de jogadores mensais, transformando-se em uma boa aposta para o marketing e gerando mais de um milhão de dólares para, pelo menos, seis desenvolvedoras. Ao longo da vida da Home, mais de 30 estúdios fizeram atividades ou participaram de alguma maneira da Home.

Mas para Clark, o principal motivo que levou o sistema a acabar é o fato de ele ser algo separado dos jogos do PlayStation 3. Para muitos jogadores, o ideal seria utilizar a Home sem sair dos títulos, ou então, fazer o oposto, ganhando acesso aos jogos a partir do mundo virtual. Para a Sony, porém, a rede sempre foi vista como um lugar para relaxar e conhecer outros jogadores entre uma partida ou outra. Além disso, problemas técnicos também impediram que tudo funcionasse da maneira devida.

O engenheiro faz afirmações ambiciosas e disse que, em determinado momento, o time de desenvolvimento viu a Home como uma alternativa à interface padrão do PS3. A Sony, porém, não quis investir no sistema desta maneira (com razão?) e acabou o deixando de lado para privilegiar outros elementos.

Em setembro, a Sony anunciou que o fechamento permanente da PlayStation Home está marcado para acontecer no dia 31 de março. Os novos conteúdos para a plataforma já tiveram seu lançamento interrompido, enquanto a possibilidade de entrada de novos usuários e download do aplicativo será finalizada neste mês.

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