O sabre de luz com duas pontas e o visual diferente transformaram Darth Maul em um dos personagens mais subaproveitados da franquia Star Wars. E, pelo jeito, essa tendência a renegar o personagem permanece também no mundo dos games, já que o vilão teve um título cancelado após oito meses de desenvolvimento. As informações e imagens são da revista americana Game Informer.
O trabalho começou a ser desenvolvido pela desenvolvedora nanica Red Fly Studio pouco após a finalização da versão Wii de Star Wars: The Force Unleashed 2. Inicialmente, o jogo seria exclusivo para o console da Nintendo, mas com o andamento da produção, o game acabou sendo “promovido” e deveria ganhar versões para PlayStation 3, PC, Xbox 360 e Wii U.
Para muita gente, George Lucas é o principal responsável pela decadência de Star Wars em seus mais recentes episódios no cinema. E o mesmo, infelizmente, poderia ser dito sobre o jogo de Darth Maul. O responsável pela franquia ordenou uma série de mudanças no título que, na visão dele, deveria apresentar uma jogabilidade cooperativa com Darth Maul e Darth Talon. A personagem também é uma Lorde Sith e aparece no Universo Expandido da saga, só que quase 200 anos depois da morte do personagem central.
Além disso, a Red Fly Studios teria sido deixada de lado em decisões que poderiam complicar ainda mais a continuidade da franquia. A produtora, por exemplo, não sabia que Darth Maul ressuscitaria na série de animação “Star Wars: The Clone Wars” nem foi informada como ele teria sobrevivido ao ataque de Obi-Wan Kenobi no final de “Episódio I: A Ameaça Fantasma”.
Ainda assim, a desenvolvedora tentou realizar mudanças no design do game para abraçar tais novidades, até que se viu sem contato algum com a LucasArts por duas semanas. Nesse período, a empresa foi alvo de uma tentativa de compra pela detentora da franquia Star Wars, mas o acordo com a Disney acabou melando o negócio. O jogo foi cancelado e, meses depois, a própria empresa dedicada a jogos acabou sendo fechada por sua nova controladora.
Hoje, o comando de diversos jogos da franquia Star Wars está nas mãos da Electronic Arts, que tem uma série de subsidiárias – como a DICE, Visceral e BioWae – trabalhando em títulos distintos.