Não deu nem tempo das pessoas se sentirem esperançosas. Apenas dias após o registro de algo chamado Shinra Technologies – uma empresa do mundo de Final Fantasy VII – a Square Enix veio a público anunciar sua nova empreitada no mundo do cloud computing. Trata-se de uma tecnologia de processamento à distância que promete permitir a criação de mundos abertos “persistentes”.

Yoichi Wada, ex-presidente da Square e atual diretor da novidade, explica. Vamos supor que o jogador cause grande destruição em um determinado trecho de uma cidade e, na sequência, viaje para o outro lado desse mundo aberto. Ao voltar para o local original, tudo estará “resetado”, já que o console ou PC teve que apagar a memória do que aconteceu para poder usá-la no processamento seguinte. Com a tecnologia Shinra, isso pode não acontecer mais, com cenários que, nas palavras do executivo, seriam capazes de “contar uma história”.

https://www.youtube.com/watch?v=9Yd83iCvLKY

De acordo com as informações do Joystiq, isso acontece por meio de uma combinação de diversos processadores visuais e de dados. Em vez de usar uma arquitetura tradicional, com servidores que trabalham individualmente, a Square Enix quer colocar todos os equipamentos para trabalharem lado a lado, em um datacenter gigantesco que entregue grande poder computacional diretamente para os consoles e PCs dos jogadores.

Assim, a empresa diz que é possível manter apenas uma única instância de um game rodando nos servidores, sendo servida simultaneamente para milhares de jogadores. Assim, as ações de um grupo deles influenciaria diretamente na experiência dos outros, criando o que a empresa chama de “o verdadeiro mundo aberto”.

Segundo a Square, a tecnologia já está pronta e a empresa busca agora parceiros de desenvolvimento que possam trabalhar com essa inovação, além de companhias que tenham interesse em ajudar a expandir a infraestrutura. Entre as empresas que querem embarcar neste barco está a Ubisoft, uma das principais expoentes do mercado de hoje quando o assunto são os jogos de mundo aberto.

Os primeiros testes Beta da Shinra Technologies devem começar em 2015 no Japão e Estados Unidos. Além disso, a empresa pretende se aproveitar da experiência com jogos como Dragon Quest X, um MMORPG para o Nintendo 3DS que já utiliza cloud computing, além do Dive In, um serviço de streaming de jogos para celulares e tablets.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)