O sonho de muitos streamers, regado a lágrimas de quem transmite e à repetição incessante de “tá travando” por quem assiste, se tornou realidade: o Twitch, agora, tem servidores no Brasil. Sem alarde, o serviço liberou sua nova infraestrutura nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com ambas passando a servir como o principal caminho das jogatinas ao vivo para os usuários de todo o país.
Apesar de não terem sido formalmente revelados, os servidores já aparecem na páginas Twitch Status, que serve como uma forma não-oficial de checar a saúde dos diversos serviços da empresa. A novidade marca a tão esperada chegada do sistema ao Brasil, onde ele é líder na realização de streaming de games e também bate recordes em termos de audiência ao vivo.
O país, hoje, é o segundo maior mercado da plataforma e, para quem acompanha o noticiário, a chegada não é nem mesmo uma novidade. Em outubro do ano passado, um dos diretores do Twitch já havia dito que a empresa estava pensando seriamente em inaugurar uma operação por aqui, focada não apenas em melhorar a qualidade do serviço, mas também em fomentar o conhecimento e a popularização internacional de games que fazem sucesso por aqui, mas não são tão conhecidos assim no restante do mundo.
Há cerca de um ano, o Twitch foi comprado pela Amazon em um negócio que custou US$ 1 bilhão para a gigante do e-commerce. A transação, mais do que garantir para si um altíssimo volume de acessos e engajamento, também envolve a entrada com o pé direito no mundo dos games, o que envolve também a criação de um estúdio para desenvolvimento de games e o lançamento do Fire TV, seu set-top box com forte atenção aos jogos.
Não vai demorar muito para que a gente descubra, juntos, se os servidores nacionais estão funcionando bem ou não. Nesta semana tem gameplay ao vivo, fique ligado no site para saber os horários e games que serão transmitidos por aqui.
Dica do leitor Augusto Cezar Magalhaes.