Quantas vezes já não vimos a seguinte pergunta: “Ainda vale a pena comprar um PlayStation 3 ou Xbox 360?” A resposta, segundo a Ubisoft, é sim. A empresa se comprometeu a dar suporte aos consoles da geração passada por pelo menos mais alguns anos, apesar do anúncio recente de que Assassin’s Creed: Unity chegaria apenas ao PS4 e Xbox One.
Segundo Lionel Raynaud, diretor de planejamento criativo da companhia, a ideia é ter diversos jogos lançados para as plataformas já do passado em 2014 e também pelos anos seguintes. Mas essa estratégia, apesar de significar a alegria para muita gente, também significa novas dificuldades no desenvolvimento e a possível exclusão de funções em alguns jogos.
Em entrevista concedida à revista EDGE, ele explica: na hora de produzir um game, é preciso decidir qual dos consoles será o “guia”, ou seja, o foco principal do desenvolvimento. Optar em lançar um título para duas gerações diferentes implica em mais do que uma diferença gráfica e toca também o uso de engines, sistemas online e até mesmo decisões de design. Sendo assim, muitos recursos podem acabar sendo capados quando um dos consoles escolhidos para lançamento não é capaz de rodar tais funções.
Foi justamente isso que levou a empresa a tomar tais decisões com games como The Crew, The Division e Assassin’s Creed Unity, por exemplo. Mas não é, por exemplo, o que acontece com Watch Dogs, um dos principais lançamentos do ano, mas que também chegará aos consoles da geração passada no dia 27 de maio, junto com as edições PC, Xbox One e PlayStation 4.