Apesar de terem suas similaridades, as duas principais franquias da Naughty Dog têm diferenças bastante evidentes, principalmente no que toca o tom e andamento das aventuras dos personagens. É uma diferenciação clara, que existe também para a própria desenvolvedora e, nas palavras de seu presidente Evan Wells, um não vai afetar o desenvolvimento do outro.
Quem tocou nesse assunto foi o Eurogamer, perguntando ao executivo de que forma o envolvimento dos diretores Bruce Straley e Neil Druckmann, de The Last of Us, poderia influenciar no desenvolvimento de Uncharted 4: A Thief’s End. Para Wells, tratam-se de jogos diferentes, que têm apelo para dois tipos distintos de público.
Segundo ele, o quarto game da série ação tem sim um tom mais dark, mas isso não tem a ver com a entrada dos responsáveis pelo game de terror. A ideia, de acordo com ele, é que a Naughty Dog possa seguir em duas direções distintas, mas sem alienar os fãs de Uncharted, que gostam de aventuras mais leves e com grande ação.
Existem, sim, aprendizados de The Last of Us que estarão presentes em Uncharted. Mas Wells explica que eles se aplicam mais aos aspectos técnicos do desenvolvimento. Os fãs podem ficar tranquilos com relação a isso, então, pois encontrarão na nova aventura de Nathan Drake tudo aquilo a que estão acostumados, só que melhor e mais bonito.
Uncharted 4: A Thief’s End chega em 2015, exclusivamente para o PlayStation 4.