Passada a comilança desenfreada das festas de final de anos, cá estamos para falar do que mais gostamos (depois de comer), old games. Hoje, reservei esse espaço para falar de dois jogos baseados nos desenhos animados da Turma do Charlie Brown, mais precisamente, no episódio de Dia das Bruxas, onde o beagle Snoopy encarna o Ás Mascarado e pilotando sua própria casinha, enfrenta o lendário Barão Vermelho.
Assistam aqui a um trecho do capitulo, ainda na dublagem de Marcelo Gastaldi, o eterno Chaves:
Direto de 1983 temos Snoopy and the Red Baron para o Atari 2600, um jogo de “navinha” aos moldes de grandes clássicos como Defender e Star Wars.
Progredindo lateralmente, você deve destruir os aviões inimigos e coletar os itens que são liberados por eles. Para isso, é preciso travar as famosas Dogfights (batalhas entre aviões bem próximas), tomando cuidado pois, frequentemente, o jogador se encontra na linha de fogo e basta meia dúzia de tiros para sua casinha, digo, avião ser abatido.
É um jogo simples como a maioria dos jogos de Atari, mas muito divertido, alem de fugir do modelo padrão de ter que imaginar o que eram os pixels na tela. Se você já viu o Snoopy pilotando sua casinha, consegue rapidamente associar o jogo, sem a necessidade de um label que seja.
Pulando três gerações de consoles, o Ás Mascarado aterrissou no Playstation 2, PSP e PC no ano de 2006.
https://www.youtube.com/watch?v=hcG9gIfr86o
Desenvolvido pela Smart Bomb Interactive e distribuido pela Namco Bandai, Snoopy vs. Red Baron chegou evoluindo a premissa básica do primeiro jogo, adicionando diferentes fases, inimigos, personagens, aeronaves e armas, além de trazer uma direção arte linda e gráficos excelentes.
Agora você não está mais limitado à sua casinha e metralhadora; existem armas secundarias que são conquistadas no decorrer do jogo, personagens com seus respectivos aviões para serem liberados e um divertido modo multiplayer. A jogabilidade é simples, fugindo das complexidades de títulos contemporâneos como Ace Combat. Basta alguns minutos de tutorial para dominar os comandos.
Algo a ser destacado é, sem dúvida, a parte sonora, desde as dublagens até as trilhas. Você ouve desde o jazz suave que permeava as animações até temas mais tensos na hora da ação.
Inicialmente, o jogo tinha lançamento previsto para Xbox e GameCube, mas rumores dizem que as baixas vendas do console da Microsoft e limitações técnicas do aparelho da Nintendo foram a causa do cancelamento das versões.
Vale lembrar que, ainda pelas mãos da Smart Bomb Interactive, mas agora distribuído digitalmente pela Microsoft, o Xbox 360 recebeu Snoopy Flying Ace em 2010, um sequência espiritual de Snoopy vs. Red Baron que trazia novos elementos como multiplayer online e um modo cooperativo.