Foi com Mass Effect Andromeda que a EA deu o pontapé inicial na sua conferência de segunda-feira (15). Ao som do cover de Johnny Cash da música “(Ghost riders) in the sky”, vemos alguém navegar por telas com vários cenários distintos, que vão desde um cenário desértico até as proximidades de um planeta cercado de asteroides. Ele finalmente seleciona um local e a imagem muda para mostrar coordenadas de distância entre planetas, algo semelhante ao que víamos na seleção de mundos a serem explorados na trilogia antiga.
Nós conseguimos então ver um pouco da figura misteriosa, que tem seu rosto oculto por um capacete, mas onde ainda é possível ver a insígnia da N7 – indicando que quem quer que seja o personagem, ele faz parte da Aliança dos Humanos.
O trailer então corta para o cenário desértico mencionado anteriormente, onde vemos a volta do Mako, o veículo de exploração de planetas que esteve ausente desde o primeiro ME. Poderia isso indicar uma volta à exploração que tínhamos no primeiro título? Em detrimento de uma aventura mais linear, em Mass Effect 2 e 3, não era possível revisitar ou explorar mais a fundo os locais que visitávamos nas missões – tirando áreas comunais como Citadel e Omega.
Ainda no trailer, em uma determinada cena, o personagem usa uma espécie de jetpack para alcançar um local mais elevado, onde um conflito ocorre numa área inferior. O vídeo acaba com o personagem indo para cima de alguns desses inimigos (a raça não é possível de se identificar) com a sua Omni Blade.
De acordo com uma nota oficial no site da Bioware, o personagem do trailer não é necessariamente o protagonista do jogo, mas foi confirmado que será possível jogar como um humano masculino ou feminino. Se o jogo manterá a opção de apenas humanos, ou se aumentará o leque de opções para outras raças, como Turians e Asaris, isso ainda é uma incógnita. Vale lembrar que, no modo online de Mass Effect 3, era possível jogar com inúmeras raças do jogo, até mesmo as não orgânicas, como os Geth.
É certo, porém, que o game se passará em outra galáxia, e bem depois dos eventos da trilogia original. A Bioware parece querer começar algo totalmente novo, sem se prender demais ao comandante Shepard e suas aventuras. Ainda resta a dúvida se as decisões feitas nos jogos anteriores terão algum impacto significativo nesse novo, e qual dos três polêmicos finais é o oficial.
Mass Effect Andromeda tem previsão de lançamento para 2016.