Foi lançado em 15 de Julho de 2017 o inesperado e audacioso projeto de fã que buscou inspiração em Super Mario Maker, mas é voltado para os orfãos de Mega Man que queriam se libertar do abandono da Capcom. Estamos falando do Mega Maker.
Trata-se da realização de muitos sonhos de uma vez, de vários tipos de fãs da franquia do robozinho azul que, apesar de ser um grande ícone não só da Capcom mas de todo o universo dos games, não tem recebido a devida atenção desde 2010, quando foi lançado Mega Man 10, último episódio canônico e oficial da série. Com o Mega Maker, você pode criar qualquer tipo de fase usando os recursos disponíveis como tipos de chão e parede, fundo, inimigos e ambientes como floresta, gelo e aquático, simplesmente clicando e arrastando. Não precisa nem ser um estágio similar às tradições, só precisa ser jogável e “completável”, senão o servidor não aceita sua fase na hora de lançar para o mundo.
Para quem nunca jogou Mega Man, o tio aqui vai explicar: em 1986, um japa jovem e cheio de energia propôs para o chefe criar um jogo exclusivo para Famicon (o NES japonês), o que era um absurdo na época, visto que todos os títulos eram primeiro lançados em fliperama e depois portados, com cortes, para os consoles. Daí veio o desafio ao idealizador, Keiji Inafune: criar o jogo que imaginou sem parar a produção do que já estava em andamento.
E, assim, o jovem Inafune usou seu tempo livre para criar, junto de uma reduzida equipe, o primeiro Mega Man, lançado em 1987, com o robozinho azul e ciano que roubava o poder dos chefes derrotados. Passados 30 anos de tradição, só a Capcom não valoriza seu primeiro mascote, visto que a Namco e Nintendo fizeram ótimas versões usando o personagem para jogos como Super Smash Bros e Project X Zone.
Tanta revolta e descaso só gerou mais apreço pelo Mega Maker, que não só permite a qualquer pessoa criar uma fase do Mega Man 8 bits, como compartilhar e jogar as dos outros, tudo facilmente e sem precisar de experiência, só bom senso. Não sendo injusto, a Capcom tentou fazer algo parecido anos atrás, antes do próprio Super Mario Maker, mas o projeto foi cancelado com a saída de Inafune da Capcom.
Mega Man Universe seria um Mega Maker em 3D, onde poderíamos criar cenários com muito mais recursos que o atual Mega Maker e quatro opções de personagens jogáveis: Mega Man, Bad Box Art Mega Man (o desenho horrível das capas americanas do jogo original), Ryu e Arthur, de Ghost’n Goblins. Tudo isso ficou só no sonho e nunca mais foi retomado.
Voltando ao Mega Maker, a quantidade de opções de edição é absurda. Podemos escolher se vai ter tiro carregado, sliding, qual versão do disparo será usada, vários tipos de TileSets (quadradinhos que compõem o cenário), o fundo e sua cor, transição de tela, escadas, espinhos e claro, itens novos que vão desde a bandeirola de checkpoint até o “bambolê do teleporte”, anéis cor de rosa que transportam nosso herói para lugares distantes.
Como cada fase é um universo particular, você pode configurar quais tipos de equipamento já se começa a partida. Dentre as disponíveis, há três novas armas: Nado,com a qual Mega Man vira um tornado semi-descontrolado que sobe e atinge inimigos por pouco tempo; Shine, o escudo refletor de projéteis que salvará sua vida no meio da artilharia pesada; e M. Beam, uma plataforma temporária no ar que não causa dano algum aos adversários.
Para quem já conhece a franquia há anos, não ache que aqui estamos falando apenas de um limitado “fazedor de Mega Man”, o que seria mais do mesmo, visto que 90% do conteúdo pertence aos jogos 1 ao 6. Cada arma que se equivalia de um jogo para outro recebeu particularidades de diferenciação que influenciam lindamente na estratégia. Um exemplo claro é que a maioria dos jogos traz uma do tipo escudo, então temos o Skull Shield, que permite andar sobre espinhos, Star Shield, que garante pulos maiores, e o Flower Shield, que age como um escudo tradicional. Claro que esperamos, ainda, muitas novidades como todas as armas dos jogos do 1 ao 6, os cenários de fundo, inimigos, chefes e mecanismos como as plataformas que seguem trilhos, os sub-chefes e os robôs do Willy, como os da Fortaleza da Caveira e os bosses finais.
Quem quiser se aprofundar mais no universo do Mega Maker pode acessar o fórum do projeto, onde é possível obter informações, contribuir e saber de tudo que se passa no projeto. Baixe o quanto antes, é totalmente grátis, mas disponível somente para PC, por enquanto.
Recomendado para desenvolvedores e amadores, Mega Maker é o resultado de muito esforço e coragem, visto que eles podem receber uma cartinha dos advogados da Capcom a qualquer momento. Mas nem por isso deixam a peteca cair e continuam fazendo atualizações semanais para o deleite dos fãs e arcando com os custos do servidor do bolso, somente para nos dar o gostinho de mandar uma banana para a desenvolvedora e Inafune.
Fiz uma fase especial para a New Game Plus: procure pelo código ID 124921 na seção de busca da jogatina online e divulgue para os amigos, mas duvido que você consiga chegar no final dela!