A ideia da Electronic Arts de competir com League of Legends usando seu próprio MOBA chegou ao fim nesta quarta-feira (05). A empresa anunciou o cancelamento de Dawngate, game que estava sendo desenvolvido pela Waystone Games e com apoio da BioWare, O motivo foi o de sempre: a qualidade abaixo das expectativas da companhia.
O fato do título estar em estado Beta há mais de 18 meses – sendo sete deles em modo aberto – já era um prenúncio dos problemas. Nas declarações feitas aos investidores e à imprensa, o diretor geral da BioWare, Matt Bromberg, disse que Dawngate apresentou crescimento durante esse período, mas não ganhou o destaque que merecia nem atingiu o patamar de qualidade necessário. O jogo foi anunciado na E3 deste ano.
Apesar disso, e de muita gente criticar a empresa por simplesmente estar tentando ganhar uma fatia do bolo de dinheiro do mercado de MOBAs, Bromberg disse que esse não era o caso. Ele admitiu que a empresa se inspirou em outros títulos desse segmento, como não poderia deixar de fazer, mas afirmou que Dawngate tinha sua própria identidade e foi um “trabalho de amor”.
A ideia original de Dawngate era unir jogadores iniciantes e veteranos, por meio de um bom balanceamento de partidas e mecânicas que tivessem uma pequena curva de aprendizado, mas que se tornassem quase mágicas nas mãos habilidosas. Porém, a coisa não seguiu da forma como planejada, motivando o cancelamento. Os gastos que os jogadores eventualmente tiveram durante o Beta de Dawngate serão devolvidos a eles. O destino da Waystone Games, porém, não foi confirmado.