Faz tempo que não trazemos um Beat’em Up para essa coluna, gênero de jogo de luta conhecido como “estilo Final Fight”, que fez muito sucesso na década de 1990. Por estar pobremente representado pelas grandes empresas atualmente, coube aos fãs manter o estilo vivo, e que maravilhoso receber essa indicação de título jogo feito na África do Sul.
Shattered Realms é o jogo mais eletricamente dinâmico e divertido que vi em 2017, com óbvias referências a grandes franquias, mas sem perder nada em qualidade, além de trazer muitas inovações para quem gosta de uma pancadaria.
Como avaliamos uma demo, só havia um dos três personagens jogáveis para testarmos, mas não pense que é uma simples amostra. Todo o sistema do jogo já está incluído nesta versão, que tem uma história interessante nos bastidores do estúdio Kopskop, que podemos acompanhar no vídeo acima, do canal Free Lives, que conta o desafio de fazer, em seis meses, uma demonstração tão avançada e lapidada. Interessante para quem quer conhecer os programas usados e as situações que um desenvolvedor de games precisa passar até ter seu trabalho terminado.
Já a história de Shattered Realms é bem simples: os protetores da dimensão foram corrompidos e pretendem dominar o mundo usando uma horda de robôs e guerreiros geneticamente alterados. Cabe aos três vigilantes cuidarem da situação do jeito mais diplomático do mundo dos videogames: na porrada!
Mesmo jogando apenas com um protagonista nesta demo, podemos ver bem a diferença entre os três: temos o grandão, pesado e lento, que dá golpes de luta livre; o artista marcial rápido, mas com pouca força, seguindo estereótipo a que estamos acostumados; e Lynx, que controlamos, o personagem equilibrado em força e velocidade.
Falemos agora da melhor parte de Shattered Realms: o sistema de jogo maravilhoso! Aqui temos três botões de ataque, um de pulo e outro de especial. Todos são combináveis e têm variações apertando para frente, para cima ou para baixo, tornando a experiência de combos quase infinita, visto que ainda é possível cancelar os movimentos em uma paralisia de tempo ao estilo Guilty Gear Xrd, dar um recuo rápido ou dash pra frente. Ou, porque não, mandar o oponente pra cima para um Air Combo e, quem sabe finalizar com um Super? Sem falar dos golpes EX também…
Para finalizar, cada personagem tem três estilos de recompensa que vai desde ganhar recuperação de vida na aquisição de cifrões, mais força ou algo equilibrado entre ambos.
Ainda falando do sistema de jogo, temos os golpes que te livram do ataque inimigo, ataques finalizadores e um sistema de esquiva muito útil, que, quando usado no momento exato, produz um efeito estiloso de fuga. O maior ponto forte de Shattered Realms é o apelo cinematográfico dos golpes e defesas, com efeitos sonoros e a trilha com rock and roll pesado.
O título permite ao usuário ser um ágil lutador ninja cheio de esquivas e golpes rápidos ou um porradeiro com vários ataques pesados em troca de um pouco de energia sacrificada. O contador de golpes chega facilmente aos 70 Hits enquanto o jogador sobe no ranking de qualdiade (o máximo que alcancei foi o X, após 90 ataques) e os bônus são cada vez melhores no fim de cada segmento de fase. Depois vem o chefão e a luta será épica, desde a introdução até a finalização.
Claro que todos esses recursos seriam desperdiçados se o jogo fosse fácil, então cabe ao jogador dominar rapidamente o sistema de combate. Diferente de antigamente, os inimigos não virão de três em três, e sim em hordas sem dar nenhum espaço para você pensar muito tempo em como reagir, portanto, treine antes de encarar o modo Arcade para não se frustrar.
Ação intensa, Pixel Art maravilhoso, design futurístico, trilha sonora ótima e sistema de combate que não enjoa. Shattered Realms tem tudo o que um fã de pancadaria precisa para se entreter por horas, seja sozinho, no modo Arcade ou Training, ou com um amigo no Versus. O game está sendo projetado para PC, mas seus criadores estão avaliando a possibilidade de versões para PS4 e Switch. O novo sucessor dos jogos Beat’Em Up já nasceu épico e você pode baixar essa belezinha aqui para delirar com essa ação frenética.