Talvez você já tenha ouvido falar do estúdio Thunder Lotus, que inovou ao fazer a obra-prima chamada Jotun, o jogo da viking parruda que enfrentava deuses nórdicos para provar seu valor, que mistura Shadow of the Colossus com RPG de ação com gráficos desenhados à mão e animação estupenda. Agora, eles atacam com um novo projeto que, como no primeiro, mistura um quesito clássico com inovações autorais, com enfoque no estilo Metroidvania.
Em Sundered, você é jogado dentro de um ambiente caótico dividido entre luz e trevas, e a heroína ainda sem nome precisa derrotar o chefão caveira-robô-aranha-gigante. Ela começa muito fraquinha e precisa se embrenhar nas trevas do mundo dentro de uma caverna, que nesta demo, está recheada de hordas dos mais variados e assombrações baseadas em temores humanos. Para poder ficar mais forte, ela usa de habilidades chamadas Perks, guardadas em salas cerimoniais escondidas nas profundezas, enquanto tenta lidar com todo tipo de agressões. Além disso, ainda precisa juntar dinheiro para evoluir suas técnicas e fazer um upgrade espiritual. Mas cuidado, você está na tênue linha entre sanidade e loucura.
No título, você terá que ser ágil e calculista, ainda mais no início, onde a exploração e a capacidade de batalha será imprescindível para que o jogador não transforme sua própria experiência em algo maçante, por morrer sempre no mesmo ponto. Isso, normalmente, acontecerá nas horas de tsunami de monstros pulando, atirando, criando barreiras e ataques mágicos que farão sua barra de escudo e energia esvaziarem rapidinho.
Portanto, conheça muito bem os comandos básicos que suprem muito as necessidades de sobrevivência, pois é possível se afastar dos inimigos e criar uma estratégia para lidar melhor com os infernos oferecidos pelo jogo. Isso sem falar que você tem esquiva e tiros de bazuca, além das espadadas. Fugir também é estratégia, então, leve a horda para um espaço melhor para combatê-los, e cuidado com os espinhos.
Dizem que Sundered é baseado nas obras de terror psicológico de H.P. Lovecraft, e podemos perceber que isso tem seu fundo de verdade ao apreciarmos todo o cuidado na criação de ambientes nefastos, composições musicais macabras, efeitos sonoros assustadores e da dificuldade acima da média, que transformam o jogo em uma experiência magnífica e assombrosa sem precisar recorrer à sangue e outras representações de violência explícita. Apesar da história ainda não ter sido revelada, podemos perceber que o mundo está dividido entre forças religiosas opostas, e também podemos nos “corromper” para ficarmos mais fortes. Entretanto, já foi divulgado que nossas atitudes influenciarão nos finais que estaão disponíveis na versão completa.
Apesar de tanta qualidade, encontram-se errinhos bobos aqui e acolá, como quando você morre e o jogo não recomeça, loadings demorados ou que todo respawn é no ponto inicial, e você terá que percorrer todo o caminho para voltar de onde estava. Além disso, o chefe gigantesco que gera quedas na taxa de frames quando tem muitos recursos em tela.
Percebe-se que este título já se tornou uma promissora fonte de hype, observando a quantidade de videos apresentados pela já precoce base de fãs no YouTube e a campanha do Kickstarter, inaugurada em 16 de janeiro e que já alcançou mais que o triplo do necessário para a conclusão. E ainda faltam 19 dias para o fim, mostrando que os gamers estão carentes de jogos 2D estilo Metroidvania, e que Bloodstained ganhou um rival à altura. Sundered será lançado para PlayStation 4 e PC.