Sim, ainda existe um mundo em que as pessoas jogam sozinhas e não gostam só de dar tiro. Em uma decisão para otimizar o desenvolvimento, a Avalanche revelou que Just Cause 3 não terá um modo multiplayer quando chegar às lojas no ano que vem. O foco, no momento, é criar um mundo aberto profundo e funcional. Nesse sentido, o trabalho no competitivo poderia dificultar as coisas.
De acordo com Christofer Sundberg, co-fundador do estúdio, a ideia é focar onde estão as qualidades da Avalanche e, para todos os envolvidos, ela está na criação de um bom sandbox. Por isso, o multiplayer acabou sendo deixado de lado e não existe nenhuma ideia de liberar um modo online para o jogo.
Por outro lado, ele lembrou a iniciativa dos fãs de Just Cause 2, que criaram eles mesmos um mod multiplayer para o game. Sundberg disse que não espera que o mesmo aconteça com esta sequência, uma vez que ela é muito mais complexa que o anterior, mas parabenizou a todos os envolvidos e disse que eles foram a razão pela qual o título continuou recebendo suporte da empresa por tanto tempo.
É possível, porém, que a ideia de um multiplayer possa não estar tão morta assim dentro da Avalanche. Um grupo de desenvolvedores da empresa estaria trabalhando ao lado da distribuidora Square Enix em funções relacionadas à Shinra, plataforma de cloud gaming da empresa. A própria Game Informer, que publicou as informações, especula que o modo online poderia se encaixar aqui, mas Sundberg não falou no assunto, apenas confirmou que existe sim essa colaboração.
Just Cause 3 chega no ano que vem para PC, PlayStation 4 e Xbox One.